Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 23 de dezembro de 2012

POLÍTICA ‘Minha gestão é de 4 anos’, diz Geraldo sobre 2014


(Foto: Folha de Pernambuco)














Eleito para o primeiro mandato eletivo, o futuro prefeito do Recife, Geraldo Julio já é visto como um nome de futuro na política estadual, especialmente no PSB. Na entrevista à Folha de Pernambuco e ao Blog da Folha, contudo, o socialista afastou qualquer possibilidade de concorrer à sucessão do governador Eduardo Campos (PSB), em 2014, garantindo que cumprirá os quatros anos de mandato. “A população sabe que minha gestão é de quatro anos”, sublinhou o gestor eleito. Geraldo ainda ressalta os critérios utilizados na escolha do seu secretariado e avisa que trabalhará intensamente, tanto para melhorar as condições da cidade, quanto na atração de investimentos.
Uma frase marcada na campanha é que Geraldo só acaba quando termina. É um indício de que o senhor não será candidato em 2014?
Eu sou prefeito eleito, vou tomar posse, vou cumprir os quatro anos e estou muito feliz. Acompanhamos até agora as ações de continuidade, como Carnaval e início do ano letivo. Nós já estamos correndo atrás, indo em busca de recursos no Governo Federal, fomos ao Congresso, fizemos acordo com a Assembleia Legislativa, tivemos reunião com Jorge Gerdau, o nosso futuro secretário de Planejamento (Alexandre Rebelo) está em Brasília dialogando com o movimento Brasil Competitivo, fizemos a seleção de gestores para a secretaria de Planejamento, conseguimos captar R$ 10 milhões junto ao Ministério do Trabalho para capacitar jovens para trabalhar na Copa do Mundo. Conseguimos tudo isso. É um conjunto de atividades que faríamos após o início do governo, mas fizemos antes de tomar posse. Conseguimos fechar uma reforma administrativa, que é feita geralmente no meio do primeiro ano do governo. Em janeiro, devemos começar com estrutura administrativa montada e depois fomos buscar na sociedade nomes que pudessem representar esses desafios que temos em cada secretaria. Então, montar um time e ir em busca de unidade foi um trabalho que já fizemos também antes de tomar posse. Já durante essa transição, estamos dando uma demonstração do esforço que faremos para vencer as dificuldades que a cidade enfrenta.
O que fazer para lidar com a ansiedade da população em relação ao seu governo?
A população sabe que minha gestão é de quatro anos. Vamos trabalhar intensamente para que as ações sejam executadas. Mas tenho noção que a população entende que nosso mandato é de quatro anos e com muito trabalho vamos conseguir cumprir o programa de governo que foi registrado em cartório.
Durante a campanha, o senhor pregou um grande choque de gestão na Prefeitura do Recife. Quando vai começar?
Eu não sou adepto dessa expressão. O que a gente quer fazer é tornar a gestão pública mais eficiente, voltada para resultados e fazer mais com menos recursos e em menos tempo. A gestão pública pode ser mais eficiente. Eu acredito no serviço público e que podemos fazer mais pelo Recife. Temos exemplos do que foi feito no Estado e outros exemplos em prefeituras que provam que podemos fazer gestões mais eficientes.
O senhor ressalta bastante a necessidade de enxugar a máquina pública para ampliar a capacidade de investimentos da PCR. Como pretende fazer?
Não será só uma redução de cargos comissionados. Acertamos com Jorge Gerdau uma parceria com o Movimento Brasil Competitivo para fazer um trabalho de gerenciamento das despesas para cortar o custeio da máquina. Temos um secretário de Administração, que é auditor (Marconi Muzzio), e um auditor concursado da Fazenda estadual (Roberto Arraes) como corregedor do município, que também vai fazer esse trabalho. Estamos preparados para fazer um amplo programa de redução de custeio, acompanhado das contratações. Na experiência do Governo do Estado, fizemos uma redução de mais de meio bilhão de reais e temos uma perspectiva de fazer na Prefeitura esse trabalho também.
Publicado por José Accioly,

Nenhum comentário:

Postar um comentário