Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

ANO-NOVO Prepara-se: pode faltar táxi no Réveillon do Recife


Frota de aproximadamente 7.600 veículos da cidade e de municípios vizinhos como Jaboatão do Guararapes e Olinda, na Região Metropolitana, não é suficiente, como foi verificado no último Natal

Publicado   Do JC Online

Foto: Guga Matos/JC Imagem
Assim como no ano passado, tudo indica que vai faltar táxi no Réveillon do Recife. A frota de aproximadamente 7.600 veículos da cidade e de municípios vizinhos como Jaboatão do Guararapes e Olinda, na Região Metropolitana, não é suficiente, como foi verificado no último Natal. Para piorar a situação, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife manteve o mesmo esquema de circulação da virada de ano, de 2011, na orla das Praias do Pina e de Boa Viagem, na Zona Sul. Como se não bastasse tudo isso, o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco entrou em conflito com a CTTU, ao alegar que o plano não deu certo e que pode voltar a não funcionar. O presidente da entidade, Everaldo Menezes, chegou até sugerir mudanças no esquema. Mas as alterações não foram acatadas pelo município.



“No fim da semana passada, houve reunião na qual a CTTU apresentou plano para o trânsito da Zona Sul do Recife, durante o Réveillon. Assim que fiquei sabendo que não havia mudanças significativas em relação ao ano passado, telefonei para direção do órgão, a fim de sugerir que os taxistas ficassem na Avenida Conselheiro Aguiar (paralela à Avenida Boa Viagem), distante da intensa movimentação de pessoas na orla”, conta o representante da classe.

De acordo com a CTTU, após a queima de fogos, será liberado trecho da Avenida Boa Viagem para o serviço de Táxi Evento. Os taxistas vão ficar atrás do palco principal, localizado na Praia do Pina, um pouco depois da Rua Souto Filho. Os veículos estarão em fila única, no contrafluxo da Avenida Boa Viagem. Eles irão sair da orla pela Antônio de Góes.

Segundo Everaldo Menezes, o esquema não funciona, porque a multidão impede o acesso e saída dos táxis dos principais pontos de concentração de pessoas. “As oito cooperativas de táxi do Recife não têm esquema especial de funcionamento para o evento. Também não houve aumento significativo da frota neste ano”.

A presidente da CTTU, Maria de Pompeia, afirma que a mobilidade no trânsito do Recife, durante eventos como o Réveillon, não pode ser pensada do ponto de vista dos táxis. “Precisamos garantir o acesso e segurança das pessoas e até de autoridades próximo ao local da queima de fogos e dos shows. Chegamos à conclusão de que essa é a medida mais indicada. Acontece que, no ano passado, os taxistas não compareceram”, criticou.

A previsão é de que a circulação na Avenida Boa Viagem volte ao normal até o fim da manhã da próxima terça, após os trabalhos de limpeza da via.

Nenhum comentário:

Postar um comentário