Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

POLÍTICA Edilson abre o Gabinete Cidadão Publicado por Wagner Santos,


Por Jamille Coelho 
Da Folha de Pernambuco
(Foto: Paullo Almeida/Arquivo Folha)
Terceiro candidato a vereador com maior votação no Recife – 13.661 -, mas que não conseguiu ingressar no Legislativo Municipal porque a coligação PCB/PSOL não somou votos suficientes, Edilson Silva inaugura hoje, às 19h, o Gabinete Cidadão. A iniciativa é independente e visa cobrar e fiscalizar as ações dos parlamentares da Câmara do Recife. Entre as suas primeiras iniciativas, está a representação no Ministério Público pedindo apuração de supostos desvios de conduta na Prefeitura do Recife na contratação de serviços e favorecimento de construtoras.
De acordo com Silva, o principal objetivo de sua atuação é procurar inserir a participação popular, por meio de conferências e audiências públicas, por exemplo, visando ao “fortalecimento da democracia”. “Precisamos tornar a Câmara mais sensível à participação popular. A democracia representativa está em crise. É a hora da democracia participativa. Queremos transformar nosso ‘mandato’ num polo de aglutinação de participação popular na gestão pública”, defendeu.
A expectativa, segundo Edilson Silva, é de que o exemplo do Gabinete Cidadão sirva para outros candidatos a vereadores. “Quem teve quatro, cinco ou seis mil votos em sua comunidade não pode, simplesmente, abrir mão de seus votos. Não tem que ir para casa e desistir. É preciso ter responsabilidade de fiscalizar o poder público. Tivemos 870 candidatos à Câmara do Recife e se pelo menos 500 buscarem exercer seu mandato, em função da votação, a cidade será mais democrática”, afirmou. O psolista declarou ainda que buscará diálogo com a oposição para a implementação da tribuna popular
Embora o gabinete seja na rua do Sossego, a inauguração será no auditório do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), na rua Gervásio Pires, onde acontecerá um debate com o tema “Oposição de esquerda e participação popular no Recife”. O evento é aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário