Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Prefeito João da Costa inaugura primeira etapa do Parque de Apipucos

Na noite desta sexta-feira (21), a capital pernambucana passa a contar com mais uma área verde com potencial paisagístico diferenciado: o Parque de Apipucos Maximiano Campos, que terá sua primeira etapa inaugurada pelo prefeito do Recife, João da Costa. A cerimônia acontecerá às 19h no mesmo local, em frente ao açude homônimo, no trecho que foi denominado de Janela para o Capibaribe e compreende o polo recreativo-cultural do parque. O equipamento de lazer teve um custo de R$ 5.935.850,24 e faz parte do Programa Capibaribe Melhor. 

Com 11.500 m², a área é a mais expressiva do Parque, tanto pelos equipamentos que oferece, como pela privilegiada localização e dimensões. As características mais marcantes da paisagem, relacionadas à arquitetura do lugar e às suas condições geográficas, dão um toque especial à área de lazer, que possui ainda: terraço voltado para o açude, pista de cooper brinquedos infantis, academia ao ar livre, espaço para eventos (anfiteatro natural com espaço arborizado), bancos, quiosques com áreas de estar voltadas para o rio, além de estacionamento com capacidade para 46 carros e 2 ônibus.

Pavilhão Casa Grande – Localizado no eixo diagonal em direção ao Sítio histórico, o Pavilhão Casa Grande se configura como a grande escultura do Parque, com um pergolado em aço que abriga quiosques e áreas de convivência, com vistas privilegiadas para o rio e para o espaço de eventos. O seu desenho tomou como referência a tipologia das casas grandes dos velhos engenhos, com seus avarandados sombreados, sua modulação, escala e beleza plástica, tão bem explorado na obra Casa Grande e Senzala, homenageando-se assim, o mais ilustre dos moradores de Apipucos, o escritor Gilberto Freyre. 

Os quiosques abrigarão a venda de produtos culturais como livros, revistas, artesanato, comidas típicas e outras, compondo a praça de alimentação. Os bancos e mesas colocadas sob o pergolado darão o suporte e conforto necessários aos usuários. Além desses usos, na entrada da área, funcionará o quiosque da administração, para gerenciamento e segurança do Parque. 

Maximiano Campos – O nome do Parque é uma homenagem ao escritor pernambucano, Maximiano Accioly Campos, que integrou o grupo literário Geração 65, foi secretário de Turismo, Cultura e Esportes e superintendente do Instituto de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco. O poeta, ficcionista e cronista, que faleceu em 2008, é pai do atual governador do Estado, Eduardo Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário