Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Bethânia, Caetano e Dona Canô cantam Oração da Mãe Menininha



Foi Canô a responsável pela formação artística dos seus filhos. Embora nascida em uma família pobre, ela estudou em um colégio particular, onde aprendeu francês e piano. Com voz afinada, que sempre cantava para a família e os amigos, ela incentivou a turma toda a tocar algum instrumento. "Na minha família todos nasceram com a cabeça cheia de música e o estômago cheio de fome”, dizia.

Lúcida até a morte, Claudionor Viana protagonizou situações memoráveis, como a entrega ao governador da Bahia Jaques Wagner e ao ex-presidente Lula, em 2011, do relatório de despoluição do rio Subaé. Depois de uma hora de conversa, a matricarca afirmou que a visita de Lula foi a melhor do Brasil, que ele gostava muito dela. Dona Canô tinha uma ligação forte com o ex-presidente, chegando, inclusive, a querer ligar para e pedir desculpas pelas declarações de Caetano que o chamou de cafona e grosseiro, em 2009. “Caetano não tinha que dizer aquilo. Ele é só um cantor. Vota em Lula se quiser, não precisa ofender nem procurar confusão", disse na época, em entrevista.

Em 105 anos, dona Canô viveu envolvida pelo respeito e o amor da sua família. A alegria e disposição da senhora de aparência frágil, mas com garra e determinação, que dava as ordens do cardápio e organizava os pagamentos de casa, refletiram na criação dos seus filhos e netos. Maria Bethânia, que todos os dias ligava para a mãe para pedir sua benção, fez em 2010 o show Amor, festa e devoção, em homenagem à genitora. Dona Canô é também o nome do teatro de Santo Amaro da Purificação; tema de biografia (Canô Velloso, lembranças do saber viver) escrita por Antônio Guerreiro de Freitas e por Arthur Assis Gonçalves da Silva, publicada em 2009; e teve suas receitas reunidas, em 2008, no livro O sal é o dom - Receita de mãe Canô, organizado pela filha Mabel Velloso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário