Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

GEOGRAFIA Diversidade ambiental e socioeconômica de Pernambuco é traduzida em mapas


Agência Condepe-Fidem lança Atlas do Estado com 96 mapas

Publicado   Do JC Online


Afim de retratar a diversidade ambiental e socioeconômica do Estado, a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) lança atlas com mais de 96 mapas nesta segunda-feira (03). Sob a coordenação do pesquisador Ruskin Freitas, "Pernambuco em Mapas" vai ser disponibilizado gratuitamente à população a partir das 10h desta manhã, na sede da Condepe-Fidem, no bairro da Boa Vista, centro do Recife.
Segundo a Condepe, foram impressos 2 mil exemplares do Atlas. Essas edições ficarão na biblioteca da Agência e os interessados poderão levar um exemplar para casa. Além disso, os Atlas serão entregues em todas as secretarias do Governo. A Condepe ainda informou que espera imprimir outras tiragens da publicação para distribuí-las nas escolas e universidades do Estado.
"Pernambuco dispõe de muita riqueza e diversidade, por isso não temos a pretensão de criar uma representação perfeita. Nosso objetivo é sintetizar de maneira sintética a sua realidade atual e, com isso, ajudar a população a conhecer seu Estado", afirma o coordenador do estudo, Ruskin Freitas.
O Atlas é dividido em duas partes e é resultado de pesquisa da Agência Condepe-Fidem em parceria com a Diretoria de Estudos Regionais e Urbanos (DERU). Também foram utilizadas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema Geodésico Brasileiro (SIRGAS).
A primeira parte do Atlas aborda temas como rede hidrográfica, criminalidade, ocupação territorial, sistema de transportes, estabelecimentos de saúde e educação, Produto Interno Bruto (PIB) e empregabilidade. Além dos mapas, essa seção conta com textos, tabelas, quadros, fotos e gráficos. Já a segunda parte apresenta as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado em seis mapas temáticos: institucional, ambiental, funcional, social, cultural e econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário