Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

MERCOCIDADES Recife é o mais novo membro do Conselho Político da Rede Mercocidades

O Recife é uma das quatro novas integrantes do Conselho Político da Rede Mercocidades. Foto: Divulgação


O Recife é uma das quatro novas integrantes do Conselho Político da Rede Mercocidades. A inserção no grupo foi confirmada durante a 17ª Assembleia Geral da Cúpula da Rede Mercocidades, na cidade de Quilmes, na Argentina, realizada entre os dias 29 e 30 de novembro. 

A Prefeitura esteve representada no evento pela secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo. “Fazer parte do Conselho trará muitos benefícios para nossa cidade, pois, poderemos opinar junto à cúpula do Mercocidades e do Mercosul sobre as questões do Recife e de Pernambuco. Somos o único município do Norte/Nordeste a fazer parte desta cúpula”, comemorou Amparo Araújo.

Nos últimos quatro anos, o Recife teve uma participação ativa na rede. Em 2011, o município assumiu a vice-coordenadoria da Comissão de Direitos Humanos, formada por 20 cidades, que tem como objetivo mapear as estruturas de direitos humanos dos municípios brasileiros para que a Rede Mercocidades possa traçar estratégias de ações voltadas para o tema. Está prevista também, uma formação para agentes públicos cujo foco será o esclarecimento a respeito do Mercosul/Mercocidades, que será oferecida pelo Observatório de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Mercosul.

Mercocidades - É uma rede de cidades dos países que compõem o Mercado Comum do Sul, criada em 1995, para dar possibilidade às autoridades municipais de participar das decisões de integração regional. Atualmente conta com 270 cidades da Argentina, Brasil, Uruguai, Venezuela, Chile.

As áreas de atuação da rede são divididas em Unidades Temáticas: Autonomia e Gestão Municipal; Cooperação Internacional; Ciência e Tecnologia (CDV); Cultura (SEMC); Desenvolvimento Econômico Local (CDV); Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Urbano (Sedec); Educação (Seme); Gênero e Município; Meio Ambiente; Planejamento Estratégico (Seges); Turismo; Direitos humanos e Segurança Cidadã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário