Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CARNAVAL Personsagem de Tangolomango, de Raimundo Carrero, inspira frevo de Rogério Andrade

Single está sendo distribuído gratuitamente e vai ser encartado no romance

Publicado em 26/02/2014, às 08h31

 /
O romance Tangolomango - Ritual das paixões deste mundo, do escritor pernambucano 

Raimundo Carrero,

ganhou trilha sonora carnavalesca de Rogério Andrade, 65 anos, autor do frevo-canção É 

Tangolomango,

meu bem, interpretado pela cantora Nena Queiroga. "É a primeira vez que me inspiro em 

uma obra literária",

diz o compositor, que fez a letra retratando a protagonista Tia Guilhermina, que sai pelas 

ruas da Boa Vista,

em pleno Carnaval, em direção ao Galo da Madrugada, enquanto ocorrem digressões sobre a 

sua vida e o

desejo sexual que tem pelo sobrinho Mateus. Numa das cenas mais emblemáticas do 

romance, lançado no

ano passado, Tia Guilhermina, embriagada, faz um strip-tease em cima da marquise do Cine 

Trianon. "Eu me

lembrei dos carnavais antigos, da época do corso", comenta Rogério.


"Vou neste Carnaval/ sair com você, meu bem/ Deixar a tristeza de lado/ Fazer o que me 

convém/ Eu sou

Guilhermina/ Eu sou da alegria/ Do Tangolomango/ Sou da fantasia/ No Galo da Madrugada,/ 

não dou

trégua pra folia", diz a letra do frevo.


"Eu achei a música muito boa. É bonita, sobretudo quando cantada por Nena Queiroga", 

avaliou Raimundo

Carrero sobre a adaptação para melodia. "Esse é o primeiro passo para a transformação 

de Tangolomango

em um musical. Foi lançado um pouco próximo do Carnaval, mas espero que as pessoas 

possam ouvir e

entoar". Carrero ainda lembra que a canção é uma homenagem a Ariano Suassuna, seu 

principal mestre

literário e nome celebrado no desfile deste ano do Galo da Madrugada. Segundo o autor, 

depois da folia de

Momo a gravação vai ser encartada nos exemplares do romance vendidos por aqui.


Rogério Andrade foi companheiro de Jovem Guarda de Raimundo Carrero. Ambos são 

saxofonistas.

Enquanto Romero toca nos Éforos, Carrero embala os bailes nos Tártaros. Os caminhos se 

bifurcaram.

Carrero abraçou o jornalismo e a literatura. Rogério chegou a tocar com o Maestro Duda em 

bailes e teve o

seu conjunto, Ritmo 7, mas as exigências da vida levaram-no a trocar a música pelo trabalho 

como bancário.

Aposentado, voltou a se dedicar às suas composições.


Vencedor do primeiro concurso Frevança, em 1979, com Carnaval em Bom Jardim, frevo de 

rua em

homenagem a sua cidade natal, Rogério compõe em vários estilos - do frevo ao jazz e à 

valsa. Tem mais de

200 obras inéditas e dez gravadas. A mais famosa é Ninguém segura o Sport, frevo-canção 

que fez para o

Sport (time de coração seu e de Carrero) na conquista do Campeonato Pernambucano de 

1975. Outro

frevo conhecido seu é Para, olhe, escute meu frevo, parceria com Dimas Sedícias. Ele 

também compôs uma

música para a medalhista olímpica Yane Marques, do pentatlo moderno, e outra para a 

nadadora Joana

Maranhão e os saltadores Keila Costa e Jessé Farias.


O single É Tangolomango, meu bem está sendo distribuído gratuitamente pela Livraria 

Cultura Nordestina

(Rua Sérgio Magalhães, 54, Graças, por trás do Museu do Estado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário