Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

SES vai disponibilizar três mil profissionais para os foliões

Recife e Olinda também montaram estratégias de atendimento nos principais polos


26/02/2014 10:20 - Renata Coutinho, da Folha de Pernambuco


Quase três mil profissionais extras farão parte da Operação Carnaval 2014 da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O esquema para a folia, que começa na sexta-feira (28) e vai até a Quarta-feira de Cinzas, foi divulgado na última terça-feira (25) pela pasta. Fazem parte do “exército” de pronto atendimento à população 294 são médicos; 797 profissionais de saúde com nível superior, como enfermeiros e fisioterapeutas; 1.725 auxiliares, técnicos de enfermagem e mobilizadores sociais; e 56 maqueiros e funcionários de serviços gerais. Além dos serviços que serão oferecidos pelo Estado nos grandes hospitais da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Interior, as secretarias do Recife e Olinda, também montaram estratégias de atendimento ao folião nos principais polos festivos, com destaque para a atuação do Samu, a distribuição de preservativos e a testagem rápida para doenças sexualmente transmissíveis.
Dos 294 médicos escalados para o trabalho, 277 estarão lotados em hospitais. Destes, 165 ficam na RMR, distribuídos pelo Otávio de Freitas, Barão de Lucena, Restauração, Getulio Vargas, Agamenon Magalhães, Hemope, Geral de Areias e no Hospital e Policlínica Jaboatão. Os 112 profissionais do Interior ficarão no Hospital José Fernandes Salsa (Limoeiro), Belarmino Correia (Goiana), Regional do Agreste (Caruaru), Dom Moura (Garanhuns), Rui de Barros Correia (Arcoverde), Inácio de Sá (Salgueiro) e Professor Agamenon Magalhães (Serra Talhada).
A diretora em Atenção Integral à Saúde da SES, Ivete Buril, destacou que, durante a folia, serão distribuídos panfletos informativos bilíngues. O material traz endereços de unidades de saúde estaduais e municipais e telefones úteis, como o da Ouvidoria da Saúde, que atende 24 horas no número 0800.286.2828. O programa Estadual de DST/Aids distribuirá, ainda, três milhões de camisinhas nos polos festivos do Estado. Uma das maiores ações de entrega de preservativos será no Galo da Madrugada, onde devem ser entregues 200 mil unidades. Na campanha contra a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis, a Secretária de Saúde do Recife ofertará a testagem rápida para HIV, sífilis e as hepatites B e C, no polo Arsenal, Pátio do Carmo e Ibura. O funcionamento do serviço é de 18h à 0h. No Sábado de Zé Pereira, o teste também poderá ser realizado no Pátio do Carmo, entre 11h e 15h.
O Samu Recife contará durante todo o Carnaval com uma base na avenida Alfredo Lisboa e ao lado do Marco Zero, sempre das 19h às 7h. Nos cinco dias de festejos, o serviço disponibilizará cinco ambulâncias de suporte básico para cinco Distritos Sanitários. Para atender o Galo da Madrugada foram montadas seis bases do Samu: na praça Sérgio Loreto, no Pátio do Carmo, na avenida Dantas Barreto, na rua Matias de Albuquerque, na rua 1º de Março, e na Estação Central do Metrô.
LEI SECA - “A Operação Lei Seca é para todos”, avisou o coronel André Cavalcanti, coordenador do programa que fiscaliza a proibição de álcool e direção no Estado. A iniciativa, que tem sido rígida com os condutores de veículos de passeio, não deixará de fora da fiscalização os motoristas de táxi, ônibus e vans no Carnaval. “Em 2013, flagramos 16 taxistas embriagados”, comentou Cavalcanti. Para evitar esse tipo de comportamento foi realizado um trabalho preliminar de conscientização no sindicato da categoria. A população também pode ajudar na fiscalização da Lei Seca informando a infração pelo 190. Nove equipes da Operação vão se revezar entre as festas em todo o Estado. Para o Galo da Madrugada serão quatro equipes circulando por toda a área da agremiação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário