Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Datafolha: Dilma Rousseff vence no 1º Turno

No entanto, percentual dos que consideram gestão ruim e péssima saltou de 17% para 


21%


23/02/2014 10:34 - MAURÍCIO JÚNIOR, do Blog da Folha


A presidente Dilma Rousseff (PT) venceria no primeiro turno se as eleições presidenciais fossem realizadas hoje. De acordo com a pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 19 e 20 de fevereiro, em 161 municípios, a petista aparece em primeiro lugar com 47% das intenções de voto, seguida do senador Aécio Neves (PSDB), com 17%, e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 12%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.
Dilma Rousseff seria reeleita mesmo se a candidata do PSB fosse a ex-senadora Marina Silva substituindo o governador de Pernambuco. Nessa composição, Marina assumiria a segunda colocação com 23% das intenções de voto, mas a atual presidente conseguiria a vitória.
No mesmo levantamento, 41% dos entrevistados avaliaram a gestão de Dilma como ótima ou boa. O número é semelhante ao da pesquisa anterior feita pelo instituto, em novembro de 2013. A variação, no entanto, foi percebida entre os que acham o governo regular ou ruim. O “regular”’ oscilou em quatro pontos porcentuais, de 41% para 37%. Já os que acham o governo ruim ou péssimo passaram de 17% para 21%.
Os números do Datafolha evidenciam uma oscilação na gestão de Dilma a frente do Palácio do Planalto. Há um ano, numa mesma pesquisa deste instituto, os eleitores que consideravam o governo Dilma ótimo ou bom somavam 65%. Após a onde de protestos que atingiu todo o País, em junho, esse segmento de aprovação caiu para 30%. Desde então, aos poucos a presidente petista vinha se recuperando: atingiu 41% no fim de novembro – mesmo patamar de agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário