Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Imponente na ponte Duarte Coelho, Galo gigante já está pronto para começar a reinar

Montagem da estrutura gigante, símbolo do Carnaval, foi concluída por volta das 

17h15



27/02/2014 17:28 - Geison Macedo e Domingos Sávio, com informações de 

Domingos Sávio e Henrique
 
Ferreira, do Portal FolhaPE

Bruno Campos/Portal FolhaPE

Galo gigante já está pronto para começar a reinar mais uma vez no Carnaval da Capital pernambucana
Atualizada às 19h50
Imponente na ponte Duarte Coelho, no coração do Recife, o Galo gigante já está pronto para começar a reinar mais uma vez no Carnaval da Capital pernambucana. Concluída por volta das 17h15 desta quinta-feira, antevéspera da Festa de Momo, a montagem da alegoria, que é um dos principais símbolos da folia, foi acompanhada por dezenas de pessoas, incluindo famílias inteiras, ansiosas para registrar os primeiros minutos do Galo Maestro, apelido que recebeu do seu criador, o artista plástico Sávio Araújo.
    Um guindaste com dois muques, distribuídos em dois caminhões, foi utilizado para levantar o Galo gigante. Cerca de 40 minutos depois da conclusão da montagem, no entanto, a alegoria precisou ser deitada na ponte para realização de retoques nos dedos e nas penas que estavam fora do lugar. “É normal as pessoas acharem de longe que ele está inclinado, mas não houve nada grave”, informou Josenildo Almeida, que integra a equipe de montagem.
    Responsável pelo Galo Gigante fala sobre emoção
    Este ano, a alegoria é inspirada nos elementos do Movimento Armorial, do escritor Ariano Suassuna – homenageado do bloco -, e no personagem da fábula do espanhol Miguel de Cervantes, Dom Quixote. Segundo Sávio, o Galo desse Carnaval vem como um combatente que luta contra a desvalorização da cultura popular nordestina, onde a rabeca será a lança do guerreiro, e a sombrinha de frevo, o seu escudo. Participaram da confecção manual da estrutura, que possui cerca de 27 metros de altura, aproximadamente 30 pessoas.
    "Quando a gente lê duas páginas de um livro, no outro dia, a gente já não é mais o mesmo. Esse Galo é o resultado de meu amadurecimento nos cinco anos em que fui responsável pela confecção do Galo  gigante", contou Sávio.
    A alegoria foi produzida com uma massa de fibra de coco com cola natural, materiais resistentes ao fogo e à água. A estrutura ainda conta com itens emborrachados, tecidos com brilho (lupex) e ainda 25 mil vassourinhas plásticas que, ajudam a dar leveza à escultura - permitindo a passagem de vento sem comprometer a segurança dos foliões. As peças utilizadas na montagem foram transportadas em seis caminhões, do ateliê do artista plástico, localizado no município de Igarassu, até a Ponte Duarte Coelho. 
    Falha
    Os tapumes que revestem o guindaste de sustentação do Galo são os que foram utilizados em 2013, ou seja, o ano e os homenageados do Carnaval descritos no tapume são os do ano passado e não os de 2014. O detalhe não retira a beleza do Galo Gigante, mas tira um pouco do brilho e chateia turistas que tentam tirar fotos ao lado do Galo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário