Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Transparência » Aprovado fim do voto secreto na Câmara do Recife

Diario de Pernambuco - Diários Associados
Publicação: 18/02/2014 08:34 

Projeto de Emenda à Lei Orgânica número 64/2013, de autoria do vereador Jayme Asfora (PMDB) foto: Edvaldo Rodrigues/DP (Edvaldo Rodrigues/DP)
Projeto de Emenda à Lei Orgânica número 64/2013, de autoria do vereador Jayme Asfora (PMDB) foto: Edvaldo Rodrigues/DP
Com 26 votos favoráveis e apenas dois contrários, foi aprovado, em segunda e última discussão na Câmara do Recife, o fim do voto secreto. O Projeto de Emenda à Lei Orgânica número 64/2013, de autoria do vereador Jayme Asfora (PMDB), já tinha passado pela primeira votação no final do semestre passado, após grande polêmica na Casa. Naquela ocasião, recebeu 30 votos a favor e cinco contra.
O impasse se deu inicialmente porque os vereadores da oposição (Aline Mariano-PSDB, Raul Jungmann-PPS, André Regis-PSDB, Priscila Krause-DEM) e mais o vereador Carlos Gueiros (PTB) acreditam que, abrindo a votação para vetos do Executivo, o Legislativo sofrerá retaliações e perderá sua autonomia. Na sessão de ontem, só Jungmann e Régis estavam presentes e reafirmaram seus votos.
O projeto fazia parte do “pacote ético” prometido pela Câmara, e a votação de ontem foi feita sem alarde. Diferentemente do Congresso, onde na segunda votação, a depender das articulações feitas, tudo pode mudar, na Câmara do Recife os votos já declarados na primeira discussão geralmente se repetem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário