Agora as noites se sexta não são mais as mesmas à beira do rio e em meio aos
monumentos
Publicado em 15/02/2014, às 10h44
Do JC Online
As noites de sexta realmente ganharam tons novos na Rua Aurora, na área Central do Recife. O povo recifense "tomou conta" do espaço, comandado pelo projeto Som na Rural, encabeçado pelo produtor Roger de Renor. Na noite da última sexta (14), mais de mil pessoas ocuparam a calçada à beira do rio, balançados pela música de artistas locais amplificada ao veículo, em meio às esculturas e monumentos que caracterizam o espaço.
GALERIA DE IMAGENS
A movimentação no local começou nas sextas de janeiro e ganhou força no início de fevereiro. No evento da última sexta (14), artistas como Zé Brown, Galo, Cannibal, Malícia Champion, Maciel Salú, Bongar Grupo, Fred 04 e Boi Marinho mandaram seu recado na rural amplificada e "autoemotiva".
“As pessoas têm que sair dos bares e dos lugares fechados. É preciso desburocratizar esse processo de fazer eventos em lugares públicos”, apontou Roger, em uma entrevista ao JC.
Além de um evento para diversão, o encontro também serve para fomentar discussões em torno da ocupação dos espaços públicos da cidade, assuntos correlatos ou mesmo movimentações de outra natureza.
PROIBIÇÃO - O projeto ganhou mais força após a proibição de ser realizado na primeira sexta-feira de fevereiro. Sem a autorização da prefeitura do Recife renovada, o Som na Rural foi notificado e proibido de permanecer no local, em operação feita pela CTTU, BPTran e Secretaria de Controle Urbano.
Na semana seguinte, porém, os organzadores se reuniram com o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras; o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Roberto Lessa, e o secretário da Secon, João Braga. A partir de então, os ponteiros foram ajustados de vez.
O Som na Rural terá participação oficial no Carnaval, no Polo Cais da Alfândega, onde ocorre o RecBeat. “A Secon tem que entender que um quiosque de comércio na rua é diferente de um projeto que divulga música, cultura. Não dá para tratar da mesma forma. A Secretaria de Turismo apoia nosso projeto institucionalmente, portanto é importante que as secretarias dialoguem”, avaliou o idealizador do Som na Rural.
De acordo com o comunicado no site oficial do projeto. "mais do que um programa ao vivo, somos gente na vera se amostrando e rindo no meio rua, antecipando o carnaval, mas enquanto não o perpetuamos lembramos a quem tá em casa pra que serve a praça, pois quem continua nela nunca esqueceu disso."
Nenhum comentário:
Postar um comentário