Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

VOLTA ÀS AULAS Recife na era da fila tripla

Desrespeito às normas do trânsito deu a tônica do primeiro dia do ano letivo na rede 

particular

Publicado em 03/02/2014, às 19h02

Não satisfeitos com o caos no trânsito, pais estacionaram em fila tripla em Boa Viagem / Bobby Fabisak/JC Imagem

Não satisfeitos com o caos no trânsito, pais estacionaram em fila tripla em Boa Viagem

Bobby Fabisak/JC Imagem

Esqueça as filas duplas no trânsito. Estamos na era da fila tripla. A frota de veículos do Recife e Região Metropolitana tem crescido tanto – em média 6% ao ano –, que nesta segunda-feira 3, primeiro dia de retorno às aulas da rede privada de ensino, o que se viu ao redor de algumas escolas foram pais parando em filas triplas para embarcar e desembarcar seus filhos. Sem qualquer constrangimento diante da confusão criada atrás deles. A quantidade de carros, associada à chuva de verão que pegou a cidade de surpresa no início da manhã, evidenciou a falta de cidadania de muitos motoristas, que, como sempre, usaram o subterfúgio de “apenas um minutinho” para desrespeitar as regras de trânsito e tornar ainda mais difícil a circulação num dia em que 200 mil carros voltaram a circular apenas nas ruas do Recife, segundo números oficiais.
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) bem que tentou minimizar o caos, descentralizando a presença dos agentes de trânsito, controladores de tráfego e arte-educadores, antes restrita à frente das escolas. A campanha “A primeira lição da volta às aulas: respeitar as leis de trânsito” levou-os para os corredores viários mais importantes localizados próximo às unidades de ensino, na tentativa de ampliar a conscientização para toda a cidade, não apenas para aqueles pais que vão deixar o filho na escola. Ajudou, mas não resolveu, e o que se viu foi muito congestionamento e os mesmos desrespeitos de sempre. Foi no entorno do Colégio Santa Maria, na Rua Padre Bernardino Pessoa, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, que as filas triplas foram formadas. E, por lá, nenhuma fiscalização. A CTTU explicou que a campanha da volta às aulas concentrou-se nos corredores da Zona Norte ontem e somente amanhã chegará à Zona Sul.
Mas nem mesmo a presença de funcionários da CTTU intimidou alguns pais, que resistem firmes à mudança de hábitos. Em frente ao Colégio Damas, um dos maiores da Zona Norte do Recife, localizado na Avenida Rui Barbosa, um dos corredores viários mais congestionados da capital, diversos pais pararam e até estacionaram à espera da saída dos filhos. Arte-educadores da CTTU chegaram a orientá-los, pedindo que deixassem o local, já que retenções estavam sendo formadas, mas foram ignorados por alguns. O motorista particular Nelyson Nunes ficou mais de dez minutos estacionado, numa caminhonete, na faixa esquerda da Rui Barbosa, ignorando os motoristas que buzinavam irritados atrás dele pedindo passagem. “Sei que estou errado, mas não vale a pena entrar no pátio da escola porque ficamos presos para sair. Mas não pretendo fazer mais isso. Vou combinar com o estudante outra forma”, prometeu, constrangido, ao JC.
“De fato, nossa campanha não é a solução dos problemas. Precisamos da consciência das pessoas, especialmente nas escolas privadas, para onde a maioria dos alunos se dirigem de carro. Nunca teremos agentes ou controladores para dar conta de todas as escolas. Mudamos nossa estratégia de educação, partindo para os corredores, mas sem a consciência pessoal de cada um será impossível. Especialmente com essa frota crescente”, pontuou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
Os números do Detran-PE confirmam a preocupação da presidente. Revelam que a frota veicular de Pernambuco cresceu 8,1% em 2013, comparada com 2012, o que significa 185 mil novos veículos nas ruas – a frota total do Estado atual é de 2,5 milhões de veículos. O crescimento é também assustador no Grande Recife (6,1% em 2013, 67.625 novos veículos no ano e frota de 1,2 milhão) e na capital (crescimento de 4,7% em relação a 2013, 28 mil novos veículos nas ruas no ano e frota total de 636 mil veículos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário