Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Médicos e pacientes do Hemope protestam contra extinção da Onco-hematologia

Pacientes com câncer devem ser remanejados para o HCP a partir do dia 6 de março


12/02/2014 09:45 - Henrique Ferreira, com informações de Rodrigo Passos, da Folha de Pernambuco
Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Eles pararam o trânsito algumas vezes durante ato
Médicos e pacientes da Fundação Hematologia e Hemoterapia (Hemope) realizaram uma manifestação, em frente da unidade, que fica localizada no bairro das Graças, na manhã desta quarta-feira (12), com o intuito de revelar a indignação pela extinção do setor de onco-hematologia da unidade, que passará a funcionar no Hospital do Câncer (HCP).  Munidos de cartazes e faixas, os cerca de 40 manifestantes pedem a abertura de novos leitos para o tratamento de pacientes com câncer e a ampliação dos serviços oferecidos no Hemope. Durante o ato, que começou por volta das 8h, eles pararam o trânsito na rua Joaquim Nabuco algumas vezes.
Segundo a médica Alita Azevedo, a capacidade atual da Onco-hematologia é para atender 30 pacientes, o que não consegue suprir a demanda atual. “Nós queríamos que abrissem outros serviços para complementar o atendimento, que hoje não consegue suportar a quantidade de pessoas que chegam de outros lugares, além das que já se tratam aqui. E ao invés de atenderem nosso pedido, eles (Secretaria de Saúde) vão fechar o setor e reabri-lo no HCP”, disse Azevedo. Ela também disparou que o serviço oferecido no HCP já vai começar deficitário. “O motivo do fechamento é justamente o déficit de leitos, mas no HCP também só vão oferecer os mesmos 30 leitos, ou seja, o problema vai continuar".
Os pacientes com câncer - como por exemplo leucemia aguda - que são atendidos no Hemope devem ser remanejados, a partir do dia 6 de março. Já os que querem inicar um tratamento deverão ser encaminhados de imediato para o HCP. Apenas o tratamento de doenças benignas seguirá normalmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário