Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 9 de fevereiro de 2014

MOBILIZAÇÃO Protesto em defesa do Som na Rural

Ato realizado neste domingo na Praça de Casa Forte é uma reação à atitude da PCR que

 proibiu, na última sexta, evento na Rua da Aurora

Publicado em 08/02/2014, às 18h42

Do JC Online

 / Foto: Facebook do Som na Rural

Foto: Facebook do Som na Rural

Músicos, produtores culturais e defensores do projeto Som na Rural vão se encontrar neste domingo (9), a partir das 15h, na Praça de Casa Forte, Zona Norte do Recife, para ocupar o espaço público e se manifestar contra a multa e a retirada, na sexta-feira (7), da Rural do Roger – veículo que leva artistas do cenário pernambucano e debates culturais à Rua da Aurora. Organizado pelo Facebook, o evento “Vamos pra praça! Roger tá convidado!” tinha, até o início da noite, 176 participantes confirmados. Ocupação da Rua da Aurora, na Boa Vista, área central, está sendo organizada para a próxima sexta-feira (14), sob o nome de Black Bloco de Carnaval.
A Rural do Roger foi multada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) por estar na calçada e teve o evento de anteontem impedido de ser realizado. Fiscais da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) e policiais militares também participaram da operação. O caso ganhou repercussão nas redes sociais e os internautas chegaram a criar a hashtag #forabraga, referindo-se ao secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga. O grupo Direitos Urbanos alega que Braga “quer acabar com a ocupação democrática da cidade”.
Um vídeo gravado na hora do episódio mostra o produtor cultural Roger de Renor lamentando o ocorrido. “Infelizmente, para nós foi uma surpresa quando o Dircon (atual Secon) chegou para cumprir uma ordem, porque a Semoc, do senhor João Braga, deu. De que não existe negociação, de que não temos licença para ficar depois das 18h, por mais que nós tenhamos tentado conversar, negociar, mas não tinham agenda e não fomos recebidos”, alegou. Roger lembrou que as Secretarias de Turismo e de Cultura do Recife apoiam a iniciativa. “Estou extremamente envergonhado da minha cidade”, afirmou o produtor cultural.
Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) informou que o Som na Rural não tinha autorização para funcionar na última sexta-feira.
A Semoc disse que o projeto teve autorização para funcionar durante três sextas-feiras do mês de janeiro, sendo o última dia 31, no estacionamento da Rua da Aurora conforme solicitado pela organização do evento – e não na calçada. A solicitação para esse tipo de evento, que deve ser feita com 15 dias de antecedência, só foi realizada na tarde do dia 7 e ainda não tinha sido apreciada.
Por estar em cima da calçada, o veículo foi notificado de acordo com o artigo 181, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – infração grave, R$ 127 de multa e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário