Dez dos 14 prefeitos eleitos da Região Metropolitana do Recife (RMR) mais o gestor de Goiana, Fred Gadelha (PTB), se reuniram, nesta quinta-feira (6), para firmar um pacto metropolitano, visando combater problemas cotidianos nos municípios. O objetivo do colegiado é elaborar o planejamento do desenvolvimento integrado, elaborar ações que busquem melhorar a qualidade de vida da população nas cidades, além de trocar informações e experiências exitosas entre gestões.
Até o dia 16 de janeiro, cada um dos chefes dos Executivos municipais vai designar um secretário para dar início a coleta de dados. Outra reunião do grupo está marcada para o dia 14 de março, quando os prefeitos já deverão anunciar algumas medidas a serem colocadas em prática.
Encontro foi convocado pelo prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB)
Dentro do planejamento de desenvolvimento integrado, os prefeitos eleitos da RMR vão trabalhar com quatro eixos programáticos: a economia, a inclusão social, a defesa do meio ambiente e a questão urbana. Entre as ações a serem elencadas pelos futuros gestores, estão iniciativas nas áreas de mobilidade, resíduos sólidos e saneamento básico, saúde e segurança e combate às drogas.
Embora não tenha sido colocada na pauta de discussão, alguns prefeitos defenderam o fortalecimento do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano (Conderme), órgão ligado à Secretaria de Planejamento e Gestão. A iniciativa foi levantada pelo prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB). A instituição, no entanto, segundo informações extraoficiais, não realiza uma reunião entre os gestores há mais de uma década.
“O mais importante da reunião foi a decisão, por unanimidade, de ter vontade política de que a questão metropolitana é importante, tem rebatimento na vida de todos os municípios representados e ainda antes da posse poder fazer essa reunião e sair com decisão consensual que a questão metropolitana será prioridade”, afirmou o prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), o porta-voz do grupo. “Vamos criar projetos e trocar ideias das melhores práticas e problemas resolvidos por um município de resolver questão para poder trocar informações. A partir do trabalho dos secretários vamos poder montar um ambiente de trocas de informações”, acrescentou o socialista.
Além de Geraldo Julio e Elias Gomes, estiveram presentes os prefeitos de Paulista (Júnior Matuto/PSB), Moreno (Dilsinho/PSB), Camaragibe (Jorge Alexandre/PSDB), Igarassu (Mário Ricardo/PTB), Araçoiaba (Joamy Alves/PDT), Ipojuca (Carlos Santana/PSDB), Abreu e Lima (Pastor Marcos José/PT) e de Goiana (Fred Gadelha/PTB). Os gestores de Olinda (Renildo Calheiros/PCdoB), Cabo do Santo Agostinho (Vado da Farmácia/PSB) e Itamaracá (Paulo Batista/PTB). Cal Volia (PSDB), futuro chefe do Executivo de Itapissuma, mandou um representante para a reunião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário