Pernambuco 247 - O novo líder do PT no Senado, Humberto Costa, promoveu um encontro entre o presidente da Caixa, Jorge Hereda, e os dirigentes dos maiores clubes pernambucanos de futebol, Náutico, Santa Cruz e Sport, para estimular um possível patrocínio do banco com o objetivo de sanar as dívidas dos times. De acordo com o parlamentar, a ocasião é uma ajuda aos clubes pernambucanos, que são “extremamente representativos e reúnem um grande número de torcedores, mas que hoje estão numa situação difícil para enfrentarem os campeonatos”. Mas, para que isso aconteça, os times devem possuir Certidão Negativa de Débito (CND) para que qualquer negociação de patrocínio seja realizada, algo que está longe de acontecer.
“Até o final de janeiro, havia uma posição da Caixa na qual ela só patrocinaria os clubes os quais ela já tivesse conta do Governo do Estado ou da Prefeitura da Capital”, relatou o senador, para a Rádio JC News. “Agora recentemente a Caixa resolveu abrir para outros clubes, especialmente do Nordeste, mesmo que o banco não tivesse essas contas. A possibilidade [de patrocínio] agora é concreta para os três”, acrescentou.
Hereda se reuniu nesta semana com os diretores dos clubes para discutir o tema. A partir da próxima semana, o presidente da Caixa deverá receber os dirigentes individualmente, para que as situações dos times sejam avaliadas.
Para realizar um contrato com a Caixa Econômica Federal, entretanto, os clubes devem ter uma Certidão Negativa de Débito (CND) para que qualquer negociação de patrocínio seja realizada. “A CEF exige que, antes da montagem de qualquer contrato, os clubes não tenham dívidas trabalhistas, sindicais ou fiscais”, afirmou Humberto.
Devido ao histórico de dívidas contraídas pelos clubes pernambucanos, uma das possibilidades para resolução do problema é ter uma parte do dinheiro do patrocínio retida no próprio banco, para que os valores sejam repassados e a quitação dos débitos seja facilitada. A reportagem do Pernambuco 247 tentou entrar em contato com os dirigentes pernambucanos, mas nenhum foi localizado para comentar o assunto.
Atualmente, o Sport Club do Recife disputa a Série A do campeonato Brasileiro, enquanto o Clube Náutico Capibaribe e o Santa Cruz Futebol Clube disputam a Série B da mesma competição. De acordo com dados apresentados no Globoesporte.com, em 2013, o Sport teve um público total de 92.341 torcedores durante o campeonato estadual, com uma média de 11.543 pessoas por partida. O Santa Cruz teve um público total de 154.542 pessoas, com uma média de 19.318 torcedores por partida, e o Náutico teve um público total de 91.719 pessoas, com média de 7.649 torcedores por partida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário