Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 15 de fevereiro de 2014

PATRIMÔNIO Casarão de ex-governador quase em ruínas

Localizado no Cabo de Santo Agostinho, sobrado onde viveu o ex-governador José 

Rufino (1865-1922) corre risco de desaparecer

Publicado em 15/02/2014, às 18h00

Construída em 1912, a casa fica no Engenho Novo, área rural do município, exposta a sol, chuva e ventania / Hélia Scheppa/JC Imagem

Construída em 1912, a casa fica no Engenho Novo, área rural do município, exposta a sol, chuva e ventania

Hélia Scheppa/JC Imagem

Um casarão tombado como patrimônio histórico pelo governo do Estado, no Cabo de Santo Agostinho, ao Sul do Grande Recife, corre o risco de desaparecer. Residência de campo do ex-governador de Pernambuco José Rufino Bezerra Cavalcanti (1865-1922), o velho sobrado está destelhado, sem portas e janelas, infestado de cupins e perdendo o reboco das paredes.
Construída em 1912, a casa fica no Engenho Novo, área rural do município, exposta a sol, chuva e ventania, sem nenhuma conservação. Antes de ser abandonada no meio do mato, há mais de 15 anos, servia como espaço de recepções para o Clube de Campo do Cabo, que funcionava no terreno. Cacos de telha e reboco se acumulam pelo chão da varanda, salas e quartos.

GALERIA DE IMAGENS

Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20H%E9lia%20Scheppa/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20H%E9lia%20Scheppa/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20H%E9lia%20Scheppa/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20H%E9lia%20Scheppa/JC%20Imagem
Próximas

Janelas e portas feitas de madeira decorada, apodrecem. Os vidros desenhados que resistem em algumas janelas estão quebrados. A escada externa, de acesso ao primeiro andar, é feita de ferro (corroído pela ferrugem) com degraus de mármore, quebrados. Um pavão de metal, incrustado numa grade da fachada, completa o visual melancólico da casa.
“O forro do primeiro andar era lindo, desenhado, mas desabou todo”, conta Midiã da Silva Ferreira, 43 anos. Ela vive no local com o marido, três filhos e uma neta. Transformou antigos bares do clube de campo numa residência. “Chegamos há 23 anos. No começo, a gente morava no casarão, ocupando só a parte de baixo”, diz ela.
Midiã dividia o sobrado com os sogros, funcionários do clube de campo. “Viemos todos juntos morar aqui. Eu também trabalhava para o clube, lavando banheiro. Meus sogros morreram na casa”, declara. Segundo ela, só a família faz a guarda do lugar. “Compramos vassoura e pá para varrer e sempre cortamos o mato do quintal, mas quando chove a vegetação cresce rápido.”
INOVAÇÃO - Apontando os 18 degraus da escada, Midiã informa que cada um deles foi doado por uma pessoa diferente. Como prova, limpa a poeira de uma placa quebrada e mostra a inscrição: Doação de Silo Gomes de Melo. Em outra, se lê Doação das Indústrias de Mármores e Ladrilhos São José Ltda. As placas ficavam sob os degraus, como acabamento.
Político pernambucano, José Rufino nasceu em Vitória de Santo Antão (Zona da Mata) e era usineiro no Cabo. Governou o Estado de dezembro de 1919 a março de 1922. Em 1920, promoveu uma reforma, com o acréscimo de mais um pavimento, no Palácio do Campo das Princesas, Centro do Recife.
Durante a obra, o governador atendia no casarão, diz a arquiteta Rosa Bonfim, chefe da Unidade de Preservação da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Tombada em 1988, a pedido do neto de José Rufino, a edificação pertence ao Estado.
O imóvel tinha sido cedido ao Clube de Campo dos Industriários do município, mas encontra-se à disposição da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. Procurada para falar sobre o assunto, a prefeitura não informou o que pretende fazer do casarão.
A casa, de arquitetura eclética (mistura de vários estilos), com elementos da art nouveau na decoração, inovou ao instalar quartos com banheiros. “Suíte era uma solução pioneira e não usual para a época”, diz Rosa Bonfim. O piso de parquê (tacos formando desenhos), azulejos e forros de gesso decorados eram outros diferenciais.

Um comentário:

  1. Olá Valmir parabéns pelo trabalho,gostaria muito de visita este lugar mais não tenho endereço.
    pode informa um ponto de referencia para que eu possa pesquisa como chega ao local ?

    ResponderExcluir