Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Encontro no Recife debate o Estatuto da Juventude e a garantia de direitos


Plenária contou com a presença da secretária de Juventude, Severine Macedo


Marcílio Albuquerque, do FolhaP
Asscom/Sintepe
Representantes discutiram os avanços nas políticas públicas voltadas para o segmento
A valorização dos jovens e a garantia dos seus direitos foi o ponto de partida para a plenária, realizada na manhã desta quarta-feira (24), no bairro da Boa Vista, na área central do Recife. O encontro debateu o Estatuto da Juventude, recentemente aprovado no Senado Federal, e também discutiu os avanços nas políticas públicas voltadas para o segmento dentro do cenário nacional.
“Muito mais que um regimento burocrático, o estatuto é uma grande explanação dos anseios e necessidades da juventude brasileira, reafirmando a necessidade de inseri-los no contexto da educação, saúde, trabalho e lazer”, ressaltou a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo.
Recife foi a primeira capital do País a organizar uma reunião para dialogar o projeto, que busca, entre outros pontos, assegurar a meia-entrada em eventos culturais e esportivos para jovens de baixa renda, limitada a 40% dos ingressos, além de exigir que empresas de transporte interestadual reservem para o grupo dois assentos gratuitos nos ônibus.
A proposta é composta de 48 artigos, sendo voltada para a população na faixa dos 15 aos 29 anos, o que corresponde a 52 milhões de brasileiros, conforme último levantamento do IBGE. A medida também prevê a obrigatoriedade da existência de programas de expansão do ensino superior, com oferta de bolsas de estudos em instituições privadas e financiamento estudantil.
“Pernambuco se destaca no Nordeste como um polo de efervescência cultural e também de considerável desenvolvimento econômico. Garantir a estes jovens o acesso a estes importantes pontos é uma árdua tarefa que não pode falhar”, destacou a secretária, lembrando que o estatuto ainda precisa ser apreciado pela Câmara dos Deputados, onde já havia sido aprovado em 2011 e voltará devido a algumas alterações realizadas.
Integrou a mesa, representantes de municípios da Região Metropolitana, Agreste e também do Sertão do Estado, além de líderes de movimentos e organizações da sociedade civil que, em parceria, desenvolvem ações para crianças e adultos. “O povo do campo é marcado por muitas dificuldades e desafios e esta esfera é ampliada quando falamos da juventude. Nossa busca agora é para que estes direitos cheguem realmente até nós e promovam uma melhoria na qualidade de vida para todos”, ressaltou Nilda Santos, representando a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetape).

Nenhum comentário:

Postar um comentário