Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 28 de abril de 2013

Interior 429 mil pés de maconha são queimados pela PF, no Sertão Pernambucano


Cerca de 143 toneladas da erva deixaram de abastecer pontos de venda da droga no 

NE


ROSÁLIA VASCONCELOS, do portal FolhaPE

Ação faz parte da Operação Resgate I para erradicação dos plantios de maconha e, consequentemente, produção e oferta
Cerca de 429 mil pés de maconha foram queimados pela Polícia Federal, no último dia 26, no sertão pernambucano, evitando que 143 toneladas da erva abastecesse pontos de venda de droga no Recife e no Nordeste. A ação faz parte da Operação Resgate I, que visa à erradicação dos plantios de maconha no sertão e, consequentemente, a produção e oferta de maconha.
Segundo a PF, foram cerca de 70 policiais envolvidos na operação, vindos de diversos estados, como Alagoas, Brasília, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rondônia. Para encontrar a plantação, o efetivo precisou realizar incursões terrestres, fluviais e aéreas.
Na ação foram alcançados os municípios de Belém de São Francisco/PE, Betânia/PE, Cabrobó/PE, Canapi/AL, Carnaubeira da Penha/PE, Floresta/PE, Ibimirim/PE, Inajá/PE, Manari/PE, Mata Grande/AL, Mirandiba/PE, Salgueiro/PE, Santa Maria da Boa Vista/PE e Terra Nova.
“Segundo análise feita por Peritos Criminais Federais, três pés de maconha equivalem a aproximadamente 1(um) quilo da droga, então se dividirmos 429 mil pés por 3 (pés) teremos a quantidade de maconha que deixou de ser produzida pelos traficantes”, contabilizou a polícia.
Durante o ano a Polícia Federal realiza quatro operações de erradicação de maconha o que faz a oferta da droga diminuir significativamente na capital pernambucana bem como no agreste e sertão, o que pode ser confrontado com as apreensões realizadas da droga no estado. O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto por policiais federais e quando vai se aproximando o período da colheita novas ações são realizadas coibindo assim a secagem e consequente introdução no mercado consumidor (pontos de vendas de drogas).
Com essas operações consecutivas, a Polícia Federal contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em nosso estado como também em outros estados do nordeste evitando assim a escalada da violência tais como furtos, homicídios, assassinatos, acertos de contas, corrupção policial, porque geralmente tais ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência para a população pernambucana”, coloca a polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário