Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 27 de abril de 2013

PRESERVAÇÃO Livro infantojuvenil alerta para cuidados com o meio ambiente


A incrível história do peixe que engoliu um rio será lançado neste domingo, às 14h, no Restaurante Catamarã

Publicado em 27/04/2013, às 16h43

Do JC Online

Cecília Calado escreveu e fez ilustrações, chamando atenção para o meio ambiente /

Cecília Calado escreveu e fez ilustrações, chamando atenção para o meio ambiente

Era uma vez a Cidade dos Rochedos, cercada pelo Rio das Capivaras, onde moravam pessoas e porcos. Os porcos jogavam lixo no rio e um peixe, chamado Entulho, que lá vivia, se alimentava da sujeira. Depois de um tempo, juntou-se tanta porcaria dentro do rio que nem o peixe suportou viver mais lá. O rio desapareceu e, então, a cidade inteira se mobilizou para desvendar o mistério e tentar resgatá-lo. Essa história fictícia, que muito tem a ver com a realidade de algumas cidades, não surgiu por acaso. Recifense, preocupada com a falta de cuidado com o meio ambiente em seu município, a funcionária pública Cecília Calado tinha o sonho de escrever um livro infantil. Uniu as duas coisas. E, amanhã, às 14h, lança, no Restaurante Catamarã, no bairro de São José, Centro do Recife, o livro A incrível história do peixe que engoliu um rio.

“Meu objetivo era publicar um livro que homenageasse a cidade do Recife e abordasse as questões ligadas ao meio ambiente”, explica a autora, que batizou os personagens de sua história com nomes de danças, músicas e pratos típicos da cultura pernambucana. As ilustrações também foram providenciadas por Cecília Calado: tecidos, papéis,vasilhames, tampas plásticas se transformaram em animais, bonecos, automóveis, casas, que foram fotografados e enfeitam as páginas do livro.
"Amo a minha cidade, enxergo toda a sua beleza, mas reconheço que alguns espaços, como o Rio Capibaribe, estão abandonados. Precisava fazer algo para tentar mudar essa situação. Como gosto de escrever, surgiu a ideia do livro”, conta Cecília, que irá oferecer a obra para ser utilizada como paradidático em escolas públicas e privadas. “Deixarei exemplares nas secretarias de educação municipais e na estadual e visitarei escolas particulares para divulgar o projeto”, afirma.
Quem for ao lançamento do livro poderá assistir a contação de histórias e ainda fazer um passeio gratuito, de Catamarã, pelo Rio Capibaribe. Um exemplar custa R$ 20. No local, haverá arrecadação de livros infantis usados. Eles serão distribuídos em instituições que atendem crianças carentes. As pessoas que doarem uma obra terão desconto de R$ 2 no lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário