Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 28 de abril de 2013

Mundo Premier da Irlanda garante constitucionalidade de nova lei sobre aborto


Exposição de motivos deve estar encerrada na próxima terça-feira (30)


- Agência EFE
O primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, garantiu neste domingo (28) a constitucionalidade da reforma da lei do aborto que seu governo está preparando, cuja exposição de motivos deve estar encerrada na próxima terça-feira (30).
Kenny se referiu ao assunto na entrevista coletiva que deu em Granada com o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, após a reunião que ambos tiveram em Alhambra. Ao ser perguntado sobre em que ponto está a modificação, o primeiro-ministro irlandês disse que essa é uma questão que seu país vem tratando há 30 anos e que foi muito controvertida socialmente.
O governante acrescentou que está havendo avanços na preparação dessa lei e que será enviada a um comitê para que se façam as consultas e deliberações pertinentes. "Trata-se essencialmente de salvar vidas, de dar segurança jurídica", explicou antes de insistir que o que seu governo fizer estará dentro da Constituição e será "totalmente legal".
Após detalhar que não serão introduzidos novos direitos na legislação atual, o premier ressaltou que o que será feito é dar mais segurança jurídica e confiança em relação às mulheres e a seus filhos ainda não nascidos.
"Esperem que a exposição de motivos esteja pronta", pediu Kenny aos jornalistas antes de declarar que os trâmites precisariam estar prontos na próxima terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário