Funcionários da Vital Engenharia pedem negociação sobre aumento salarial
Publicado em 22/04/2013, às 09h19
Do JC Online
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Os servidores da Vital Engenharia que fazem a limpeza da cidade do Recife realizam paralisação por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (22). Os funcionários pedem reajuste salarial e, nesse momento, participam de assembleia na frente da empresa, no bairro da Macaxeira, Zona Oeste do Recife. Os caminhões de lixo e os garis não foram para as ruas nesta manhã, por isso, o lixo deve se acumular pela cidade.
"Não vamos voltar ao trabalho até que a Prefeitura e a Vital se comprometam a sentar com os trabalhadores para negociar o reajuste salarial. Há mais de três anos, os aumentos ficam abaixo da inflação. Ano passado, por exemplo, o reajuste foi de apenas 1,44%", explica Rodrigo dos Santos, coordenador do movimento. A expectativa dos funcionários é de que o aumento deste ano seja de 15% acima da inflação, para compensar às baixas dos anos anteriores.
Além da negociação sobre o valor dos salários, os servidores pedem reajuste do vale-alimentação e fim dos descontos sobre atestados médicos. Rodrigo explica que o vale-alimentação não sofreu reajuste no ano passado e que a Vital desconta R$ 5,00 por cada atestado médico apresentado pelos funcionários.
O movimento ainda pede que os trabalhadores sejam representados pelo Sindicato dos Empregados de Limpeza (Sindilimp), ao invés do Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação de Pernambuco (Stealmoaic). O pagamendo das horas extras é outra reivindicação. "É muito comum os trabalhadores sairem da garagem às 7h e só voltarem às 22h, ganhando apenas uma hora extra", diz Rodrigo.
Cerca de 500 servidores já aderiram à paralisação e estão concentrados na garagem central da Vital, no bairro da Macaxeira. A expectativa da organização do movimento é de que os funcionários das garagens descentralizadas da Vital também cruzem os braços. Eles esperam que os funcionários da Cael, que realiza o restante da limpeza do Recife, também ingressem no movimento nesta segunda-feira.
A Vital Engenharia é responsável por 80% da limpeza do Recife. A empresa conta com cerca de 800 funcionários, entre garis e servidores responsáveis pelos caminhões de lixo e pela capinação das ruas da cidade.
A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) ainda não sabe como será realizada a limpeza do Recife durante a paralisação. O posicionamento da Emlurb deve ser anunciado nesta segunda-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário