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terça-feira, 30 de abril de 2013

Uma 'Líndia' Guerreira


 
Na linha de sucessão do cacique Raoni, símbolo em defesa da Amazônia no mundo, existe uma mulher. Trata-se da sua neta Mayalú Txucarramãe, filha do sucessor imediato cacique Megaron.
A jovem Mayalú, 25 anos, é das etnias Kayapó Mebemgogrê e Waurá, ambas do Alto Xingu.
Muito embora domine as novas tecnologias, a jovem guerreira defende ativamente a tradição dos ancestrais. E é a idealizadora do Movimento dos Jovens Mebengogrê Nye que reúne moças e
rapazes indígenas entre 15 a 25 anos.
 
Leia entrevista ping-pong feita por e-mail!

P – O que motivou a criação desse movimento e qual o objetivo?
O Movimento Jovem foi uma ideia que eu tive logo após a exoneração do meu pai. O meu avô Raoni é um guerreiro incansável, mas, pela primeira vez, eu vi e senti que essa situação tinha abalado eles. Fomos pegos de surpresa. Eles fizeram protestos e acabaram voltando para a aldeia, acreditando nas promessas do governo e da FUNAI. Na cidade, tudo me parecia estar fora do eixo, eu estava quase desistindo de tudo; sinceramente, pela primeira vez, eu estava com muito medo de como seria o nosso futuro com aquela situação toda.
Foi então que comecei a pensar em fazer algo para ajudar e orgulhar meu pai e meu avô. Refleti que o povo do meu avô, por quem ele tanto lutou, não podia acabar assim e conversei muito com meus irmãos Kena, Atamai, Bepkoti, meus primos Patxon e o Roiti, filho do cacique Bedjai. A partir dessa conversa, fomos repassando a ideia adiante e pedi permissão e apoio a meu meu pai e avô Raoni. Eles me deram o total apoio, foi então que fizemos a primeira reunião para escolhermos o nome do grupo e qual seria o objetivo do nosso grupo. Foi assim que surgiu o Movimento Mebengokre Nyree; nos unimos com um só objetivo: o de dar continuidade à luta dos nossos pais, avôs e dos antepassados com essas novas ferramentas do mundo, cada vez mais modernas.
 
P – Quais os benefícios você espera se considerando, sobretudo, o momento nebuloso da política indigenista no Brasil?
 
R – Eu espero só que respeitem os nossos direitos e que, pelo amor de tudo que há de sagrado, esse governo nos enxergue, mas nos enxergue do jeito que somos e procure nos ajudar de verdade.
 
P – Quantas etnias e quais estão participando?
 
R – Por enquanto são 2 etnias participantes, que são Kayapó e Juruna. Há também os não indígenas que trabalham no Instituto Raoni, além de nossos colegas que aprenderam a nos conhecer e respeitar a nossa cultura e que fazem questão de nos acompanhar.
 
P– Existe uma sede?
 
R– Não existe sede e eu, particularmente, não quero que tenha sede, pois temos o Instituto Raoni que nos dá plena liberdade de usarmos o espaço para fazermos nossosencontros. Para mim não importa o lugar onde nos encontraremos, o importante é estarmos juntos, sempre. Outra coisa importante é fortalecer o Instituto Raoni, pois é através dele que trabalharemos para garantir nossos direitos.
 
P – Como é ser jovem e ter o peso da responsabilidade de, no futuro, conduzir seu povo, já que o filho de Raoni faleceu?
 
R– Conduzir eu acho que é uma palavra muito forte, prefiro usar a palavra ajudar. Só quero ajudar o meu povo, até onde eles quiserem. E essa pergunta é difícil responder, pois isso não depende de mim, mas deles.
 
P– Estamos vivenciando o advento das redes sociais, onde há uma vitrinização dos problemas, como  é o caso dos Guarani-Kaiowá, onde a população chegou perto. Como você vê isso?
 
R–  Eu vejo que a maior parte da população não sabe nada de índio. Todos nós índios enfrentamos os mesmos problemas, mas o que acho que acontece é que todos esqueceram como é ser justo e solidário, isso tudo por causa do consumismo. E todos fecham os olhos para fingir que nada acontece, mas nós estamos aprendendo a usar a internet para chamar atenção das pessoas e assim, algum dia, alguém vai nos ouvir, como aconteceu com os parentes Guarani-Kaiowá. Foi um trabalho em conjunto, onde todos se mobilizaram para ajudar.
 
P– Mudando para a esfera familiar. Como é o Raoni avô?
 
R– Bom, como meus pais são de etnias diferentes, eu não tive a oportunidade de conviver com o avô Raoni na infância. Eu estive mais na cidade por conta do trabalho do meu pai, pelos meus estudos e em férias escolares na aldeia da minha mãe. E tive um avô que é materno, muito maravilhoso, fora do comum também. Mas, hoje, com um contato maior com o grande Raoni, vejo que ele tem o mesmo jeito desse avô materno. E ele é o Raoni, né? Vejo ele com os netinhos, muito carinhoso, e não mede esforço nenhum para ajudar. Ele é sensacional.
 
P– Uma curiosidade que acho ser de todos. Transitando nos dois mundos, entre metrópoles e a aldeias, como você se localiza em relação a isso?
 
R–Antes eu me sentia muito confusa. Agora não… sei bem o que quero e sei o que sou, mas sou humana e muitas vezes me ocorrem dúvidas e aflições.
 
P– Quantos irmãos você tem e como é a relação de vocês com o cacique Megaron?
 
R– No total somos em 9 irmãos e temos uma relação boa. Mas tenho 4 irmãos que são de mãe e pai, como eu, e esses quatro crescemos juntos perto dele, uma relação maravilhosa de carinho e atenção, claro que com alguns problemas que qualquer família já teve.
 
P – E sobre relacionamentos. Vocês podem namorar com rapazes não indígenas?
 
R– O nosso povo não aceita.
*Esta entrevista foi feita para uma fanpage de minha propriedade 

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