Do Blog da Folha
A bancada de oposição da Assembleia Legislativa voltou a criticar o Governo de Pernambuco. Na tarde desta terça-feira (23), o deputado Daniel Coelho (PSDB), líder do grupo, mostrou sua preocupação em relação ao deficit no orçamento do Estado, que pelo segundo ano consecutivo mostrou que tudo que foi arrecadado com impostos e outras receitas foi incapaz de cobrir as despesas que a gestão teve com a máquina pública.
De acordo com os dados da Secretaria Estadual da Fazenda, o estado terminou 2012 com um deficit de R$ 1,05 bilhão. O principal motivo para justificar esse valor, segundo a oposição, deve-se ao fato de o Governo do Estado ter contraído empréstimos para poder fechar o ano com todos os pagamentos em dia.
“O Estado vem apresentando deficit ano após ano e o futuro governador vai ter enormes dificuldades na gestão. Esse buraco só faz aumentar e não pode ser coberto com mais empréstimos, como vem acontecendo”, afirmou Daniel, para depois complementar: “Não se pode pensar em Pernambuco apenas no hoje. É preciso pensar também nos próximos cinco, dez anos.”
Atualmente, sete estados mais o Distrito Federal contabilizaram deficit no ano de 2012. Além de Pernambuco, recordista nacional, segundo a bancada de oposição, Rio de Janeiro, Paraíba, Sergipe, Acre, Amapá e Roraima também terminaram o ano no vermelho.
É importante ressaltar que esse deficit no orçamento em nada afeta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, que hoje alcança números acima da média do País. O orçamento geral do estado em 2012 girou em torno dos R$ 28 bilhões.