Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 28 de abril de 2013

Hospital de Salvador é premiado como exemplo de parceria entre os setores público e privado


Todos os funcionários que lidam diretamente com pacientes recebem, pelo menos, seis horas e meia de treinamento por mês. A capacitação ajuda a manter um plano de controle de leitos.
Um hospital da periferia de Salvador foi premiado pelo Banco Mundial como exemplo de parceria entre os setores público e privado.
É em uma das regiões mais pobre de Salvador que fica o Hospital do Subúrbio. São mais de 30 mil atendimentos por mês, na unidade que só recebe pacientes do SUS.

Gente que vem em busca de exames de laboratório, diagnóstico por imagem e tratamentos de alta complexidade. A mãe de Dona Elvani, com insuficiência cardíaca, ocupa um dos 50 leitos de UTI.
"É diferente o atendimento, higiene, o pessoal, como ele conduz a gente, o que passa, é muito bom", afirma a aposentada Elvani Oliveira.
Todos os funcionários que lidam diretamente com pacientes recebem, pelo menos, seis horas e meia de treinamento por mês. A capacitação ajuda a manter um plano de controle de leitos para evitar que doentes fiquem nos corredores.
O hospital foi construído pelo governo estadual, mas é administrado por uma empresa concessionária, que recebe pelos atendimentos realizados. É uma parceria público-privada. Para a diretora, o modelo de gestão faz a diferença.
"Você não tem as barreiras que o setor público tem. Então, a manutenção do hospital é permanente, as coisas aqui não ficam quebradas, nós temos resolutividade para tudo", avalia Licia Cavalcanti, diretora.
Tudo o que é feito dentro do hospital, de um simples exame a uma cirurgia complexa, é fiscalizado com rigor. A cada três meses, o hospital passa por uma auditoria independente feita por uma empresa internacional. Se as metas de quantidade e qualidade no atendimento não forem alcançadas, o grupo gestor pode pagar multa, em casos extremos, de até R$ 3 milhões.
Paciente renal crônica dona Maria do Amparo Santos está há dez dias no hospital.
 
"Graças a deus, bem tratada", comenta a dona de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário